menulogo
Notícias Agora
user
Close

Nova Unidade de Estrangeiros e Fronteiras da PSP Entra em Funções

A nova Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP entrou oficialmente em funções esta quinta-feira, assumindo competências cruciais no controlo das fronteiras aéreas portuguesas.

News ImageNews ImageNews Image

A unidade, por vezes apelidada de "mini SEF", arranca com um efetivo de 1.200 polícias, com o objetivo de reforçar a segurança e a gestão dos fluxos migratórios nos aeroportos. A criação da UNEF surge na sequência da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2023, um processo que distribuiu as suas competências por várias entidades. A nova unidade da PSP concentra agora a vigilância, fiscalização e controlo das fronteiras aéreas, uma função que já estava na sua esfera.

Adicionalmente, assume as operações de afastamento, readmissão e retorno de cidadãos em situação irregular, tarefas que tinham sido inicialmente atribuídas à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

O diretor nacional adjunto da PSP, João Ribeiro, revelou que o objetivo a médio prazo é que a UNEF opere com cerca de 2.000 pessoas, incluindo não só polícias, mas também técnicos especializados e voluntários.

Esta reestruturação visa criar uma gestão mais "inteligente" e integrada das fronteiras, alinhada com as políticas europeias para tornar a "Europa mais segura" e garantir uma gestão ordenada das migrações.

ai briefingEm resumo
Com o arranque da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, a PSP assume formalmente o controlo dos aeroportos e o retorno de migrantes, centralizando funções antes divididas. A nova estrutura, que começa com 1.200 agentes, visa otimizar a gestão de fronteiras no quadro da nova política migratória do país.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

JPP promete atrair mais uma cadeia de supermercados para baixar o preço dos bens essenciais

A candidata independente do Juntos Pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Fátima Aveiro, assumiu este sábado, 23 de Agosto, que, se a 12 de Outubro a população a eleger para governar a cidade, vai empenhar-se para que o Funchal tenha "pelo menos mais uma cadeia de supermercados, para baixar o preço dos alimentos”. No decurso de uma acção de pré-campanha no Funchal, desenvolvida precisamente à porta de uma conhecida cadeia de hipermercados, Fátima Aveiro lamentou que “o cus

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image

Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro

Um Governo preocupado com a “imagem”, a governar com “base nas perceções” e com uma “teimosia persistente” que pode prejudicar as populações. Luís Montenegro falou ao país esta quinta-feira para anunciar 45 medidas para vítimas dos incêndios e lamentou se contribuiu para alimentar a perceção de que o “acompanhamento do Governo não era tão próximo”. […] O conteúdo Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
categoryVer categoria completa