menulogo
Notícias Agora
user
Close

Conflito em Gaza: Ofensiva Israelita e Vítimas Civis

O governo israelita validou um plano para a ocupação total da Cidade de Gaza, ordenando a evacuação de pessoal médico e humanitário, numa escalada que coincide com a revelação de que 83% dos mortos no conflito são civis. A decisão suscitou protestos palestinianos e a condenação de vários países, incluindo Portugal, que exigem acesso para jornalistas e o fim da violência. O Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou ter aprovado o plano das Forças de Defesa para "derrotar o Hamas em Gaza", ameaçando que "as portas do inferno vão, em breve, abrir-se".

News ImageNews ImageNews Image

Esta ofensiva iminente ocorre num contexto de crescente preocupação com o número de vítimas civis.

Uma investigação conjunta do jornal The Guardian e da revista israelita +972 revelou que, dos 53.000 mortos registados em Gaza até maio, pelo menos 83% eram civis, uma proporção considerada extremamente elevada para uma guerra moderna.

Perante esta situação, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, reforçou o apelo a um "cessar-fogo imediato".

A comunidade internacional também reagiu: um grupo de 27 países, incluindo Portugal, exigiu a Israel que permita "o acesso imediato" de jornalistas estrangeiros independentes à Faixa de Gaza para que possam reportar sobre a "catástrofe humanitária em curso". Paradoxalmente, enquanto prepara a ofensiva, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deu ordens para o "início imediato das negociações para a libertação de todos os reféns", afirmando que os objetivos de derrotar o Hamas e libertar os reféns "andam de mãos dadas".

Em resposta à escalada, realizaram-se manifestações na Cisjordânia, juntando israelitas e palestinianos que exigem o fim da guerra.

ai briefingEm resumo
A ofensiva israelita em Gaza intensifica-se com planos para a ocupação da cidade, apesar das negociações para a libertação de reféns e do crescente escrutínio internacional sobre o elevado número de vítimas civis. A comunidade internacional, incluindo Portugal, apela à contenção e à transparência, exigindo acesso para a imprensa.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

JPP promete atrair mais uma cadeia de supermercados para baixar o preço dos bens essenciais

A candidata independente do Juntos Pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Fátima Aveiro, assumiu este sábado, 23 de Agosto, que, se a 12 de Outubro a população a eleger para governar a cidade, vai empenhar-se para que o Funchal tenha "pelo menos mais uma cadeia de supermercados, para baixar o preço dos alimentos”. No decurso de uma acção de pré-campanha no Funchal, desenvolvida precisamente à porta de uma conhecida cadeia de hipermercados, Fátima Aveiro lamentou que “o cus

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image

Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro

Um Governo preocupado com a “imagem”, a governar com “base nas perceções” e com uma “teimosia persistente” que pode prejudicar as populações. Luís Montenegro falou ao país esta quinta-feira para anunciar 45 medidas para vítimas dos incêndios e lamentou se contribuiu para alimentar a perceção de que o “acompanhamento do Governo não era tão próximo”. […] O conteúdo Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
categoryVer categoria completa