menulogo
Notícias Agora
user
Close

Morreu Eduardo Serra, o mais internacional dos diretores de fotografia portugueses

O cinema português está de luto pela morte de Eduardo Serra, o aclamado diretor de fotografia, que faleceu aos 81 anos. Com uma carreira internacional notável, Serra foi nomeado duas vezes para os Óscares e trabalhou em produções de grande dimensão como "Harry Potter" e "Rapariga com Brinco de Pérola". Nascido em Lisboa em 1943, Eduardo Serra fixou-se em França em 1963, onde iniciou uma carreira que o tornaria numa referência mundial na direção de fotografia.

News ImageNews ImageNews Image

A Academia Portuguesa de Cinema, que anunciou o seu falecimento, recordou a sua trajetória marcada pelo exílio durante a ditadura. O seu trabalho foi reconhecido com duas nomeações para o Óscar de Melhor Fotografia, pelos filmes "As Asas do Amor" (1997) de Iain Softley, e "Rapariga com Brinco de Pérola" (2003) de Peter Webber. Por este último, venceu o prémio BAFTA da Academia Britânica de Cinema. A sua filmografia inclui ainda títulos de grande sucesso como "Harry Potter e os Talismãs da Morte" (Partes 1 e 2) e "Diamantes de Sangue" (2006) de Edward Zwick. Eduardo Serra definia o seu trabalho como uma forma de "criar sentido com imagens", utilizando a luz e a composição para ajudar o espectador a compreender a narrativa de um filme. A sua morte representa a perda de um dos maiores talentos do cinema nacional, cujo legado perdurará através das imagens icónicas que criou para o grande ecrã.

ai briefingEm resumo
Eduardo Serra, falecido aos 81 anos, deixa um legado indelével no cinema mundial como o mais internacional dos diretores de fotografia portugueses. Reconhecido com duas nomeações para os Óscares e um BAFTA, a sua arte de "criar sentido com imagens" marcou filmes icónicos e elevou o nome de Portugal na sétima arte.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

JPP promete atrair mais uma cadeia de supermercados para baixar o preço dos bens essenciais

A candidata independente do Juntos Pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Fátima Aveiro, assumiu este sábado, 23 de Agosto, que, se a 12 de Outubro a população a eleger para governar a cidade, vai empenhar-se para que o Funchal tenha "pelo menos mais uma cadeia de supermercados, para baixar o preço dos alimentos”. No decurso de uma acção de pré-campanha no Funchal, desenvolvida precisamente à porta de uma conhecida cadeia de hipermercados, Fátima Aveiro lamentou que “o cus

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image

Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro

Um Governo preocupado com a “imagem”, a governar com “base nas perceções” e com uma “teimosia persistente” que pode prejudicar as populações. Luís Montenegro falou ao país esta quinta-feira para anunciar 45 medidas para vítimas dos incêndios e lamentou se contribuiu para alimentar a perceção de que o “acompanhamento do Governo não era tão próximo”. […] O conteúdo Incêndios: Oposição e sindicatos descrentes com medidas anunciadas por Montenegro aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
categoryVer categoria completa