A missa ao ar livre reuniu cerca de 80.000 fiéis, muitos deles jovens, para celebrar a vida do adolescente italiano que usou a internet para difundir a fé católica.
Carlo Acutis, que faleceu em 2006 aos 15 anos vítima de uma leucemia fulminante, ficou conhecido como o “padroeiro da internet” e o “influencer de Deus”.
Autodidata em informática, criou um site para documentar milagres eucarísticos em todo o mundo.
A sua vida foi marcada por uma fé profunda, apesar de os seus pais não serem praticantes, e por uma grande caridade para com os mais necessitados. A sua canonização foi possível após o reconhecimento de dois milagres.
O primeiro, em 2020, envolveu a cura de uma criança brasileira com uma malformação no pâncreas. O segundo, reconhecido em maio deste ano, foi a recuperação de uma jovem da Costa Rica com um traumatismo grave. Carlo Acutis tem uma ligação especial a Portugal, sendo um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa e devoto das aparições de Fátima.
Visitou o Santuário do Santíssimo Milagre em Santarém seis meses antes de morrer.
Na homilia, o Papa dirigiu-se aos jovens, pedindo-lhes para “não desperdiçarem a vida, mas a orientarem-na para o alto e torná-la uma obra-prima”, apresentando Acutis como um exemplo.









