Investigações preliminares apontaram para a acumulação de “óleo e sujidade” e para uma falha na ligação do cabo à carruagem como possíveis causas para a queda livre do ascensor. O tema tornou-se central no debate político para as eleições autárquicas, com a oposição a questionar a gestão da empresa e do município.
Carris nega desinvestimento na manutenção após tragédia do Elevador da Glória
A Carris negou categoricamente qualquer desinvestimento na manutenção dos seus transportes, numa resposta direta a notícias que apontavam para uma redução de custos nesta área, surgidas na sequência da trágica queda do Elevador da Glória. Num comunicado emitido esta terça-feira, a empresa municipal de Lisboa “reitera que qualquer insinuação de desinvestimento na manutenção é falsa”. A posição da Carris surge após uma notícia do Diário de Notícias que, tendo em conta a inflação, calculava uma diminuição real de 28% nos custos com a manutenção da infraestrutura elétrica e de 9,3% na frota entre 2021 e 2024. Contrariando esta análise, a empresa apresentou os seus próprios números, afirmando que o custo das atividades de manutenção ultrapassou os 24,6 milhões de euros no último ano, o que representa um aumento de 32,7% em comparação com 2020. A Carris defendeu ainda que o valor total gasto em manutenção e investimento subiu 59% no mesmo período, atingindo 45,3 milhões de euros. A polémica sobre a manutenção dos ascensores e elétricos da cidade intensificou-se após o acidente de 3 de setembro, que provocou 16 mortos.



Artigos
11
As ilhas dos Açores estão sob a influência de agitação marítima, precipitação e vento forte até terça-feira, tendo o IPMA emitido vários avisos amarelos e um laranja. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), foi emitido um aviso laranja para agitação marítima, com ondas de norte, nas ilhas Flores e Corvo […] O conteúdo Ilhas dos Açores sob a influência de agitação marítima, precipitação e vento forte aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Um homem foi detido depois de usar um pé de cabra para partir o vidro no interior de uma loja no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Levou "objetos de ouro" mas rapidamente foi parado.

Um automóvel ligeiro de passageiros ficou hoje preso no rio Ferreira, um afluente do Rio Sousa, em São Pedro da Cova, Gondomar, com cinco pessoas no interior, tendo já sido retiradas três crianças, disse à Lusa fonte dos bombeiros. A mesma fonte, dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova, adiantou que receberam o alerta por volta das 18h, tendo sido enviado para o local, em São Pedro da Cova, numa zona do rio "com bastante água e corrente muito forte", duas ambulâncias, equipas de resgate,

Duas professoras e oito alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG), através do Clube Europeu, participam, ao longo de toda a próxima semana, num projecto de acreditação internacional do programa Erasmus+, que decorrerá na cidade de Wroclaw, na Polónia. Uma nota divulgada esta noite pelo estabelecimento de ensino adianta que esta viagem decorre no âmbito de um projecto de acreditação, que incluirá formação para alunos, com foco nos seguintes temas: melhoria do


