A situação já levou à falta de controladores aéreos em aeroportos e a administração Trump ameaça com despedimentos em massa se o impasse persistir.
No entanto, Trump admitiu a possibilidade de um acordo com os Democratas sobre esta matéria. No plano comercial, Trump anunciou uma nova tarifa de 25% sobre camiões importados a partir de novembro, por razões de "segurança nacional". Numa chamada telefónica com o presidente brasileiro Lula da Silva, este pediu o fim das tarifas sobre produtos brasileiros, que já causaram uma queda de 18,5% nas exportações do Brasil para os EUA.
Trump regressou à rede social TikTok, publicando um vídeo onde afirma ter salvo a plataforma, que obteve quase um milhão de visualizações em três horas.
Em matéria de política externa e imigração, a administração Trump pretende reduzir o número de refugiados aceites para 7.500, dando prioridade a sul-africanos brancos. A justiça federal, por sua vez, impediu o destacamento de militares para Portland, no Oregon, para conter protestos.