Os dados, divulgados pelo Observatório Europeu Copernicus, confirmam a tendência contínua de aquecimento do planeta devido à atividade humana. De acordo com o comunicado do Copernicus, a temperatura média global em setembro foi de 16,11 graus Celsius. Este valor representa um aumento de 1,47 graus Celsius em relação à média do período pré-industrial (1850-1900), um marco preocupante que aproxima o planeta dos limites estabelecidos pelo Acordo de Paris. O relatório destaca que as temperaturas deste ano ficaram muito próximas do recorde estabelecido em setembro de 2023 e do segundo valor mais alto, registado em 2024. As anomalias de temperatura foram particularmente notórias em certas regiões do globo, com temperaturas elevadas perto dos polos e na Europa de Leste. Este registo insere-se num padrão de aquecimento sustentável do clima, que os cientistas atribuem inequivocamente à atividade humana e à emissão de gases com efeito de estufa. A contínua quebra de recordes de temperatura sublinha a urgência de medidas globais para mitigar as alterações climáticas.
Setembro de 2025 Foi o Terceiro Mais Quente de Sempre a Nível Global
O mês de setembro de 2025 registou temperaturas globais excecionalmente elevadas, classificando-se como o terceiro setembro mais quente alguma vez registado.



Artigos
5
“Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”: são palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen, trazidas para a exposição de fotografia realizada por um grupo de alunos/as do 11º e 12º do Curso Profissional de Multimédia (ano letivo 2024/25) da Escola Secundária de Loulé. Esta iniciativa, patente ao público nos Paços do Concelho de Loulé, […] O conteúdo Alunos de Loulé criam exposição para alertar para a violência contra as mulheres aparece primeiro em Sempre à Mão.

Regras da União Europeia de segurança levaram Portugal a limitar a validade do Cartão de Cidadão de muitos portugueses a esta data

Técnicos de emergência pré-hospitalar revelam haver atrasos na saída de ambulâncias para pedidos de socorro.

Cidade tinha quase 600 pessoas em situação de sem-abrigo, em 2023.







