A notícia foi partilhada pelo próprio jogador através de uma publicação nas redes sociais, onde expressou gratidão por "anos de paixão e entrega total a um sonho de menino". Adrien, que se formou no Sporting Clube de Portugal, onde se tornou uma figura emblemática e capitão, teve uma carreira notável que o levou a vários clubes europeus. Na sua mensagem de despedida, recordou com especial carinho o seu tempo no Sporting, que descreveu como a sua "casa, o lugar onde me formei como jogador e homem". Além do clube leonino, representou o Leicester City e o Mónaco, entre outros, antes de terminar a sua carreira no Dubai United, nos Emirados Árabes Unidos, na época passada.
O ponto alto da sua carreira foi, sem dúvida, a conquista do Campeonato Europeu de 2016 com a Seleção Nacional, um feito histórico para o futebol português.
Ao longo da sua carreira profissional, Adrien Silva participou em 475 jogos e marcou 60 golos.
O anúncio da sua retirada gerou inúmeras reações de apreço e reconhecimento por parte de colegas, clubes e adeptos, que destacaram o seu profissionalismo, liderança e contributo para o futebol nacional.