Numa das vitórias mais significativas para o Partido Socialista, a antiga ministra Ana Abrunhosa foi eleita presidente da Câmara de Coimbra, reconquistando a cidade que estava sob a liderança de uma coligação de direita.\n\nAbrunhosa, à frente de uma coligação que incluiu o PS, PAN e Livre, venceu sem maioria absoluta, destronando o atual presidente, José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra). No seu discurso de vitória, a nova autarca prometeu que Coimbra “vai mudar de vida, ter mais ambição e coragem nas decisões políticas”.
Afirmou ainda que a vitória não a surpreendeu, pois sentiu o apoio popular “na rua”.
Uma das suas prioridades será a habitação, com o objetivo de governar “para todos” e combater as “assimetrias terríveis” da cidade.
Por sua vez, José Manuel Silva assumiu a derrota, afirmando que “o povo decide sempre sabiamente”, mas sublinhou que deixou o concelho em desenvolvimento, contrastando com o declínio que encontrou há quatro anos.
A perda de representação da CDU no município foi outro dos destaques da noite eleitoral em Coimbra.
Em resumoAna Abrunhosa, ex-ministra e candidata por uma coligação liderada pelo PS, venceu as eleições em Coimbra, uma conquista estratégica para os socialistas. A nova presidente prometeu mais ambição para a cidade, enquanto o presidente cessante, José Manuel Silva, assumiu a derrota.