As autoridades locais relataram que as rajadas de vento ultrapassaram os 250 km/h, destruindo centenas de casas, carros e infraestruturas. Em resposta à catástrofe, o governo do estado do Paraná declarou o estado de calamidade pública para mobilizar recursos e agilizar as operações de socorro e reconstrução. As imagens divulgadas mostram um cenário de devastação completa, com equipas de resgate a procurar por desaparecidos entre os escombros. O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil mantém o alerta de "perigo de tempestade" para toda a região, incluindo os estados vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade para com as famílias das vítimas, e o governo federal comprometeu-se a reconhecer a situação de calamidade para apoiar as áreas afetadas.
Tornado devastador no sul do Brasil provoca seis mortos e centenas de feridos
Um tornado de grande intensidade atingiu o estado do Paraná, no sul do Brasil, entre sexta-feira e sábado, deixando um rasto de destruição, com um balanço de pelo menos seis mortos e mais de 700 feridos. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada, com cerca de 90% da sua área urbana devastada pelo fenómeno meteorológico.



Artigos
5
A Infraestruturas de Portugal (IP) reforçou a frota de limpa-neves na Serra da Estrela com a aquisição de três novas viaturas para o Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, no concelho da Covilhã.

Juízes recusaram pedido de recurso à decisão de primeira instância do Tribunal de Santarém. Jovem de Almeirim vai cumprir os cinco anos e seis meses de prisão num estabelecimento para pessoas inimputáveis.

Natal Solidário: Roupas que aquecem vidas" é uma campanha de recolha de roupa de homem e criança promovida pelo município da Chamusca.

Estudo do Conselho Nacional de Juventude dá conta de uma geração instruída, frustrada e mal remunerada, em que a emancipação é ao mesmo tempo um “ideal desejado e um processo adiado” e que vive numa “tensão permanente entre expetativas e realidades”. E que se identifica mais com as políticas da União Europeia do que com as nacionais


