Vasco Lourenço critica comissão "de fachada" para o 25 de Novembro
O capitão de Abril Vasco Lourenço criticou duramente a comissão criada pelo Governo para as comemorações dos 50 anos do 25 de Novembro, classificando-a como uma "palhaçada" e uma comissão de "fachada", e anunciou que não participará nas homenagens oficiais. Durante o lançamento do seu livro "O 25 de Novembro - Memórias de um Capitão de Abril", Vasco Lourenço afirmou que o Governo "deve envergonhar-se" por criar uma comissão que, na sua opinião, não é "apartidária e independente". O militar de Abril lamentou particularmente ver o seu "amigo" Alípio Tomé Pinto à frente do organismo. Lourenço fez questão de sublinhar a sua perspetiva sobre os eventos históricos, afirmando que, apesar das divisões que se seguiram à Revolução dos Cravos, a "barreira do 25 de Abril" é, para si, "muito superior à barreira do 25 de Novembro". A polémica em torno das comemorações também motivou uma intervenção do candidato presidencial António José Seguro, que, presente no mesmo evento, criticou aqueles que aproveitam o 25 de Novembro "para ser contra o 25 de Abril", defendendo que o 25 de Abril de 1974 é o "ato fundacional" da democracia portuguesa.



Artigos
7
A Infraestruturas de Portugal (IP) reforçou a frota de limpa-neves na Serra da Estrela com a aquisição de três novas viaturas para o Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, no concelho da Covilhã.

Juízes recusaram pedido de recurso à decisão de primeira instância do Tribunal de Santarém. Jovem de Almeirim vai cumprir os cinco anos e seis meses de prisão num estabelecimento para pessoas inimputáveis.

Natal Solidário: Roupas que aquecem vidas" é uma campanha de recolha de roupa de homem e criança promovida pelo município da Chamusca.

Estudo do Conselho Nacional de Juventude dá conta de uma geração instruída, frustrada e mal remunerada, em que a emancipação é ao mesmo tempo um “ideal desejado e um processo adiado” e que vive numa “tensão permanente entre expetativas e realidades”. E que se identifica mais com as políticas da União Europeia do que com as nacionais







