O Chefe de Estado tenciona regressar à vida académica como professor convidado numa universidade na Califórnia e aproveitar a estadia para assistir aos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Na reta final da sua presidência, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que, quando for “um homem livre”, pretende retomar a sua carreira docente nos Estados Unidos.

A escolha pela Califórnia permitirá não só lecionar, mas também vivenciar os Jogos Olímpicos de uma forma diferente da que está habituado enquanto Chefe de Estado. “Vou ser professor convidado na Califórnia”, afirmou, acrescentando que em 2028 poderá viver a experiência olímpica “de outra maneira”.

O Presidente mencionou que tem discutido este assunto com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, nas suas reuniões semanais, destacando “o entusiasmo” do chefe do Governo com os seus planos.

Esta revelação sobre o seu futuro surge num contexto em que o Presidente tem tido uma intervenção ativa em vários temas da atualidade nacional, como as alterações à lei laboral e a nova Lei da Nacionalidade.

O regresso à docência, uma das suas grandes paixões, marca assim o caminho que pretende seguir após uma década à frente dos destinos do país, combinando a vida académica com o interesse pelo desporto a nível mundial.