As previsões indicavam uma descida de cerca de 7 cêntimos por litro no gasóleo e de 3,5 cêntimos na gasolina. No entanto, com a decisão do executivo, o agravamento fiscal será de aproximadamente 2,4 cêntimos no gasóleo e 1,6 cêntimos na gasolina, absorvendo parte significativa da redução. Outras fontes apontam para um agravamento de 3 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina. Esta estratégia alinha-se com a intenção, já anunciada pelo Governo, de começar a reverter gradualmente o desconto no ISP que está em vigor desde 2022, optando por fazê-lo em momentos de queda dos preços internacionais para suavizar o impacto na carteira dos consumidores. A medida, no entanto, corta a descida dos preços a metade, segundo um dos artigos. A redução dos preços dos combustíveis é explicada pelo otimismo em relação a um possível acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
Governo reduz desconto no ISP e atenua descida dos preços dos combustíveis
O Governo decidiu avançar com a redução do desconto fiscal sobre os combustíveis, aproveitando a forte descida dos preços prevista para a próxima semana. A medida implica um aumento do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que fará com que a redução sentida pelos consumidores nos postos de abastecimento seja menor do que o antecipado.



Artigos
12
Vítimas são preferencialmente mulheres idosas.

Moradores revoltados contra o mau estado de conservação. Infraestruturas de Portugal vai lançar concurso para obra.

Em novembro mais de 1,55 milhões de utentes não tinham médico de família. SNS com mais 210 mil inscritos desde o início do ano.

Todos os casos tinham doença crónica e recomendação para a vacinação contra a gripe sazonal.


