O acordo representa um investimento de 500 milhões de dólares (cerca de 426 milhões de euros) ao longo dos próximos quatro anos, destinado a desenvolver uma plataforma de infraestrutura de IA exclusivamente para a OpenAI. A colaboração total entre as empresas visa alcançar mais de 5 GW de capacidade, o que permitirá a gestão de mais de dois milhões de 'chips' de processamento. Este esforço colossal não só visa acelerar o desenvolvimento tecnológico, mas também gerar um impacto económico significativo, com a previsão de criação de mais de 100.000 postos de trabalho nos setores da construção e operações nos EUA. A OpenAI garantiu que a parceria irá contribuir "para o avanço da liderança dos EUA em IA", acelerando a reindustrialização do país. O projeto Stargate posiciona-se como uma resposta direta à necessidade exponencial de poder computacional para treinar e operar modelos de linguagem de grande escala (LLMs), que se tornam cada vez mais complexos. Este movimento estratégico ocorre num contexto de competição acirrada, onde outras gigantes tecnológicas, como a Meta, também anunciaram a construção de centros de dados de mais de um gigawatt para expandir as suas próprias capacidades de IA, com o primeiro previsto para operar em 2026. A escala do projeto Stargate sublinha a transição da IA de uma fase experimental para uma fase de infraestrutura industrial massiva, onde o acesso a energia e capacidade de processamento se tornam os recursos mais críticos.
OpenAI e Oracle Impulsionam Projeto Stargate com Centros de Dados de 4,5 GW
A OpenAI, em parceria com a Oracle e a SoftBank, anunciou um acordo para adicionar 4,5 gigawatts (GW) de capacidade em novos centros de dados nos Estados Unidos, um passo monumental para suportar as crescentes exigências da inteligência artificial. Esta iniciativa insere-se no ambicioso projeto Stargate, que visa solidificar a infraestrutura necessária para a próxima geração de modelos de IA.



Artigos
3Ciência e Tecnologia
Ver mais
As pedreiras podem e devem coexistir com a conservação, desde que integradas em modelos de gestão ambiental rigorosos, tecnologicamente avançados e socialmente responsáveis O conteúdo Arrábida, Reserva da Biosfera pela UNESCO: responsabilidade e coerência ecológica aparece primeiro em Visão.

O frio já se faz sentir um pouco por todo o país e, com a ajuda da Amazon e deste aquecedor, já podes combater as noites frias.

Numa altura em que as gigantes da tecnologia conhecem um consumo crescente de energia e, por conseguinte, largas emissões de CO2, a Google vai financiar a reflorestação da Amazónia, no âmbito daquele que é...

A Apple parece estar a preparar uma atualização significativa para as capacidades de satélite do iPhone, indo muito além das atuais mensagens de emergência. A informação é avançada por Mark Gurman, na sua mais recente newsletter Power On da Bloomberg. Os planos da gigante de Cupertino incluem o envio de imagens, suporte para mapas e até uma API para programadores. O que o satélite já faz no iPhone Atualmente, a Apple já oferece uma base sólida nesta área. A funcionalidade SOS de Emergência via ...


