A funcionalidade 'Instagram Map', inspirada no Snap Map do Snapchat, permite aos utilizadores partilhar a sua localização mais recente, que é atualizada sempre que a aplicação é aberta. O CEO do Instagram, Adam Mosseri, garantiu que a partilha está desativada por predefinição e requer uma dupla verificação de consentimento.

No entanto, vários utilizadores relataram que a funcionalidade estava ativa sem a sua autorização, levando Mosseri a afirmar que a equipa estava a "rever tudo duas vezes". Outra novidade é a capacidade de republicar 'Reels' e publicações de contas públicas, uma funcionalidade há muito pedida que permite partilhar conteúdos de outros utilizadores no próprio 'feed', que ficam agregados num novo separador no perfil. A plataforma introduziu também uma nova aba 'Amigos' nos Reels, que exibe publicações com as quais os contactos interagiram.

Estas mudanças, que estão a ser implementadas gradualmente, marcam uma tentativa da Meta de dinamizar a interação e a descoberta de conteúdos, embora o mapa de localização continue a ser um ponto de controvérsia.