O assistente Copilot passa a oferecer as novas capacidades do modelo de IA gratuitamente para todos os utilizadores, reforçando o ecossistema da empresa com funcionalidades avançadas. A integração do GPT-5, treinado na plataforma Azure da Microsoft, abrange o Microsoft Copilot, o Microsoft 365 Copilot, o GitHub Copilot e o Visual Studio Code.

No Microsoft 365, a empresa afirma que a IA compreende melhor o contexto de documentos e e-mails, proporcionando respostas mais consistentes. Para os programadores, o acesso ao GPT-5 no GitHub Copilot e no Visual Studio Code promete acelerar tarefas de programação e desenvolvimento de agentes. A Microsoft também introduziu o Copilot 3D, uma ferramenta experimental nos Copilot Labs capaz de transformar imagens 2D em modelos 3D utilizáveis, democratizando o acesso à modelação tridimensional.

No mundo dos videojogos, foi lançado o Gaming Copilot, um assistente de IA para a Xbox que funciona como uma camada sobreposta no ecrã, respondendo a perguntas sobre o jogo em curso para ajudar os jogadores a superar desafios. Adicionalmente, alguns utilizadores detetaram um novo "modo Smart" no Copilot, que ajusta automaticamente o desempenho do assistente com base na complexidade da tarefa, antecipando a otimização que o GPT-5 promete.