A ferramenta, denominada "chats de convidados" ('Guest Chats'), promete quebrar uma das maiores barreiras da plataforma de mensagens da Meta.

A funcionalidade foi descoberta na versão beta do WhatsApp para Android e visa oferecer uma forma de comunicação com contactos que não utilizam a aplicação. O sistema funcionará através da partilha de um 'link' que, quando aberto pelo destinatário, permitirá a participação na conversa através de mensagens de texto via web.

No entanto, esta interação terá limitações significativas: não será possível realizar videochamadas, nem partilhar fotografias, vídeos, GIFs ou outros ficheiros.

Apesar das restrições, o WhatsApp garante que estas conversas continuarão a ser protegidas pela encriptação de ponta a ponta.

Esta medida surge em resposta à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, que exige maior interoperabilidade entre serviços de mensagens. Além desta novidade, o WhatsApp está a introduzir outras melhorias, como o suporte para o envio de "motion photos", semelhantes às Live Photos do iPhone, e um novo "Painel de Segurança" que fornece informações sobre grupos e contactos desconhecidos para ajudar a prevenir fraudes, uma medida que surge após a Meta ter eliminado 6,8 milhões de contas ligadas a burlas no primeiro semestre de 2025.