O iOS 26, iPadOS 26, macOS 26 Tahoe, watchOS 26 e visionOS 26 partilham a nova linguagem de design “Liquid Glass”, que promete uma experiência de utilização mais coesa e moderna. A estética “Liquid Glass” caracteriza-se por um efeito de brilho vítreo e translucidez aplicado a vários elementos da interface, como botões, barras de pesquisa e o Centro de Controlo.

O objetivo, segundo a Apple, é dar maior destaque ao conteúdo e tornar a navegação mais fluida e dinâmica.

Esta abordagem visual adapta-se em tempo real ao que é apresentado no ecrã, oferecendo maior clareza nos controlos.

Durante a fase beta, a empresa ajustou os níveis de transparência com base no feedback da comunidade, que apontou problemas iniciais de legibilidade, procurando agora um equilíbrio mais refinado.

Para além da renovação visual, as atualizações trazem novas funcionalidades.

O macOS Tahoe, por exemplo, recebe aplicações nativas redesenhadas, como o Safari, que adapta a sua barra de ferramentas às cores das páginas visitadas, e a aplicação Fotografias, com uma organização mais simples.

Introduz ainda novas aplicações como o “Diário” e “Jogos”.

O iOS 26, por sua vez, integra novas funcionalidades de inteligência artificial do Apple Intelligence, como a tradução em tempo real, e apresenta um layout renovado para a aplicação Telefone, com filtros de chamadas melhorados.