Estes lançamentos reforçam a aposta da empresa na realidade aumentada como a próxima grande plataforma computacional.

Os Ray-Ban Meta Display são os primeiros da marca a integrar um ecrã numa das lentes, permitindo visualizar notificações, mensagens, traduções em tempo real e até participar em videochamadas de forma discreta.

O controlo é feito através da "Neural Band", uma pulseira que interpreta gestos manuais através de sinais elétricos do pulso (eletromiografia), eliminando a necessidade de tocar nos óculos.

Já os Oakley Meta Vanguard são direcionados para um público mais ativo e desportivo, com maior resistência à água, uma câmara central e integração com plataformas de fitness como Strava e Garmin. Ambos os modelos integram o assistente de IA da Meta, que permite comandos de voz e reconhecimento de objetos. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, destacou que os óculos são a única categoria de dispositivo que permite à IA "ver o que o utilizador vê e ouvir o que ouve", posicionando-os como uma extensão natural do dia a dia.

Os Ray-Ban Display serão lançados nos EUA por 799 dólares, com a expansão global prevista para 2026.