A nova versão, que alinha o número ao ano de lançamento, foca-se em correções de estabilidade e na expansão das suas funcionalidades de inteligência artificial a novos idiomas.
O iOS 26 introduz uma nova estética visual, denominada "Liquid Glass", que confere a vários elementos da interface um efeito translúcido, acompanhada por novos designs para os ícones das aplicações.
Entre as novas funcionalidades destacam-se o "Call Screening", que recolhe informação sobre quem está a ligar antes de o utilizador atender, e o "Hold Assist", que notifica quando uma chamada em espera é atendida.
Contudo, a principal novidade é a expansão da Apple Intelligence a oito novos idiomas, incluindo o português de Portugal.
Esta funcionalidade, que não ficou disponível no lançamento inicial do iOS 26, começou a ser testada na versão beta do iOS 26.1 para programadores, o que indica uma disponibilização ao público em breve. A integração permitirá que a assistente Siri passe a falar em português europeu e que funcionalidades como a tradução em tempo real ("Live Translation") de chamadas e mensagens fiquem ativas.
O lançamento inicial do iOS 26 foi, no entanto, marcado por alguns problemas, como falhas no teclado e outros bugs, que levaram a Apple a lançar rapidamente a atualização corretiva iOS 26.0.1, com especial atenção para os novos modelos iPhone 17.













