Para apoiar esta expansão estratégica, a gigante tecnológica inaugurou o seu primeiro centro de Investigação, Desenvolvimento e Design automóvel fora da China, localizado em Munique, na Alemanha.

O anúncio foi feito por Xu Fei, vice-presidente do grupo, durante um evento de lançamento global, estabelecendo um prazo claro para a chegada da marca ao competitivo mercado europeu de veículos elétricos. Esta iniciativa insere-se na visão da empresa de criar um ecossistema inteligente integrado, denominado "Human x Car x Home". O novo centro de I&D em Munique, um polo europeu de engenharia automóvel, terá como foco o desenvolvimento de veículos de elevado desempenho, tecnologias de condução autónoma, plataformas EV e design centrado no utilizador.

A Xiaomi pretende replicar na Europa o sucesso alcançado no mercado chinês, onde os seus modelos SU7 e YU7 registaram uma forte procura, com o SU7 a atingir 300.000 unidades entregues em 15 meses.

A aposta no desempenho foi sublinhada pelo recorde estabelecido pelo SU7 Ultra no circuito de Nürburgring.

A entrada da Xiaomi no setor automóvel europeu segue uma tendência de outras gigantes tecnológicas, como a Huawei e a Sony, que também estão a explorar este mercado, desafiando os fabricantes tradicionais.