As melhorias são tão extensas que o CEO da marca, Michael Lohscheller, afirmou tratar-se de "quase de um carro totalmente novo", destacando-se a adoção de uma nova arquitetura elétrica de 800 V, um aumento de potência e um novo computador central. A transição para a arquitetura de 800 V representa um salto tecnológico significativo, permitindo carregamentos em corrente contínua (DC) muito mais rápidos, com picos de até 350 kW. Isto reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para apenas 22 minutos, um ganho de 25% face ao modelo anterior. A nova arquitetura melhora também a eficiência energética em até 6% e permite a integração de novas baterias da CATL, com 92 kWh na versão de entrada e 106 kWh nas restantes.

A autonomia máxima da versão Dual Motor atinge agora os 635 km (WLTP).

A nível de motorização, o Polestar 3 passa a contar com um novo motor traseiro síncrono que, combinado com o motor dianteiro, pode entregar até 500 kW (680 cv) na versão Performance. O sistema de computação central também foi renovado, com o processador NVIDIA DRIVE AGX Orin a substituir a unidade Xavier, o que aumenta a capacidade de processamento em mais de oito vezes, melhorando a gestão dos sistemas de segurança e da bateria. A gama foi reestruturada em três versões: Rear Motor, Dual Motor e Performance, com uma distinção mais clara entre os níveis de equipamento.

O renovado Polestar 3 será lançado primeiro no Reino Unido, com a chegada a outros mercados, incluindo Portugal, a ser confirmada posteriormente.