A Ferrari revelou os primeiros detalhes técnicos do Elettrica, o seu primeiro modelo totalmente elétrico, marcando a entrada da icónica marca de Maranello na era da alta performance elétrica. Com mais de 1000 cavalos de potência e uma plataforma desenvolvida de raiz, o Elettrica promete redefinir o conceito de superdesportivo elétrico. Anunciado durante o Capital Markets Day 2025, o Ferrari Elettrica representa uma nova era para a marca, que só avançaria para um modelo elétrico quando a tecnologia estivesse “à altura dos seus padrões de desempenho e emoção ao volante”.
O veículo será equipado com quatro motores elétricos, dois por eixo, debitando uma potência combinada superior a 1000 cv em modo ‘boost’, o que lhe permitirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 310 km/h. A plataforma, inédita e desenvolvida em Maranello, integra uma arquitetura de 800 V e uma bateria de 122 kWh com uma densidade energética recorde, prometendo uma autonomia superior a 530 km (WLTP).
O chassis e a carroçaria são produzidos com 75% de alumínio reciclado. Um dos aspetos mais inovadores é a sonoridade: em vez de replicar o som de um motor de combustão, o Elettrica amplifica as vibrações mecânicas do sistema elétrico, criando uma ligação que a marca compara à de “uma guitarra elétrica”. O lançamento do design final está agendado para a primavera de 2026, inserido na estratégia da Ferrari de ter 20% da sua gama totalmente elétrica até 2030.
Em resumoO Ferrari Elettrica assinala uma viragem monumental para a marca, combinando uma potência superior a 1000 cv com uma plataforma inovadora e uma abordagem única à sonoridade. Este lançamento não só marca a entrada da Ferrari no mercado dos superdesportivos elétricos, como também define o rumo da sua estratégia de eletrificação para a próxima década, mantendo o foco no desempenho e na emoção.