Esta funcionalidade, baseada nos seus modelos avançados Gemini, promete transformar a forma como os utilizadores interagem com o motor de busca, oferecendo respostas mais complexas e contextuais. A nova funcionalidade representa, segundo a empresa, «a nossa mais poderosa experiência de pesquisa com inteligência artificial», e já está a ser disponibilizada como um novo separador na página de resultados da Pesquisa, tanto na versão web como nas aplicações para Android e iOS.

A tecnologia subjacente utiliza uma versão personalizada dos modelos Gemini, otimizada para a pesquisa.

Nos bastidores, o sistema recorre a uma técnica de «repartição da pesquisa», que divide as perguntas complexas em subtópicos e gera múltiplas pesquisas em simultâneo. Este processo permite que o motor de busca explore a web de forma mais profunda para encontrar conteúdos altamente relevantes que, de outra forma, poderiam ser difíceis de descobrir.

O Modo IA foi concebido para lidar com questões com nuances e em várias partes, que anteriormente exigiriam múltiplas pesquisas.

A Google refere que os primeiros utilizadores têm feito perguntas «duas a três vezes mais longas do que as pesquisas tradicionais».

Além de texto, a funcionalidade suporta interações multimodais, permitindo aos utilizadores fazer perguntas através de voz ou imagem. O objetivo é compreender o que o utilizador «realmente procura» e facilitar a exploração de tópicos através de perguntas de acompanhamento e ligações úteis, tornando a pesquisa mais conversacional e intuitiva. Com esta expansão, o Modo IA está agora presente em mais de 200 países e territórios.