Esta iniciativa visa alargar o acesso ao popular SUV elétrico, mantendo as funcionalidades essenciais de software e segurança da marca, com as primeiras entregas previstas para novembro.

Para alcançar este preço mais competitivo, a Tesla simplificou vários componentes do veículo.

O Model Y Standard apresenta uma autonomia de 534 km (WLTP) e um consumo de 13,1 kWh/100 km, sendo descrito como o «Model Y mais eficiente de sempre». A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 6,8 segundos. No exterior, as alterações incluem a remoção das barras de luz LED na frente e na traseira e a adoção de jantes de 18 polegadas de série. O interior também foi simplificado, com a substituição dos estofos em couro sintético por tecido, a remoção do ecrã tátil traseiro de 8 polegadas e a ausência de aquecimento nos bancos traseiros.

O tejadilho panorâmico de vidro mantém-se, mas agora é opaco por dentro. O sistema de som foi reduzido de 15 para 7 altifalantes. Apesar dos cortes, a versão Standard mantém características centrais da experiência Tesla, como o ecrã tátil central de 15,4 polegadas, o acesso remoto através da aplicação móvel, o Planeador de Viagem, o Modo Sentinela e o hardware necessário para a futura Condução Autónoma Total.

A produção para o mercado europeu será realizada na fábrica da Tesla em Berlim, na Alemanha.