OpenAI Firma Parceria com Broadcom para Produzir Chips de IA Próprios
A OpenAI anunciou uma parceria estratégica com a Broadcom para desenvolver e fabricar os seus próprios chips de inteligência artificial personalizados. Este acordo representa um passo crucial da criadora do ChatGPT para verticalizar a sua cadeia de fornecimento de hardware, reduzindo a dependência de terceiros e otimizando a infraestrutura para os seus modelos de IA. A colaboração, que já estaria em desenvolvimento há 18 meses, surge após a OpenAI ter assinado outros contratos de grande dimensão com a Nvidia e a AMD, evidenciando a sua necessidade massiva de capacidade computacional. A parceria com a Broadcom é distinta, pois envolve o codesenvolvimento de processadores desenhados especificamente pela OpenAI para as suas necessidades, sobretudo para tarefas de inferência — a geração de respostas a pedidos dos utilizadores. O CEO da OpenAI, Sam Altman, descreveu o esforço de construção de infraestruturas de IA como "o maior projeto industrial da história da humanidade", revelando que as parcerias recentes farão a empresa passar de uma capacidade instalada de pouco mais de dois gigawatts para cerca de 30. A Broadcom fornecerá processadores que requerem uma potência total de 10 gigawatts, com os primeiros servidores equipados com estes novos chips a entrarem em funcionamento no final de 2026. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo mercado, com as ações da Broadcom a dispararem quase 10% após o anúncio.



Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
A presidência brasileira da conferência da ONU sobre o clima, a COP30, divulgou hoje uma carta aberta na qual se diz confiante de que é possível manter a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC (graus Celsius).

Graças a nós, humanos, muitos dos animais mais antigos, frequentemente maiores e mais experientes da Terra estão a ser eliminados dos ecossistemas, afirmam especialistas internacionais.

As celebrações na próxima quarta-feira, 12, têm início pelas 14h15, no auditório da Unidade Central, Polo II da Universidade e incluem intervenções de fundo, momento humorístico e um "sunset".

Em 2025, ter uma ligação Wi-Fi estável não é um luxo, é uma necessidade básica, quase ao nível da água ou da eletricidade. Entre o teletrabalho, as aulas online, o streaming de filmes em 4K e as sessões de gaming, uma internet lenta ou com falhas é sinónimo de caos e frustração.Muitas vezes, a culpa não é do seu operador. Antes de ligar para o apoio ao cliente ou pensar em mudar de pacote, existem várias otimizações que pode fazer em poucos minutos.Reunimos 10 truques que funcionam mesmo para ...







