Os novos modelos assinalam a estreia do processador Dimensity 9500 da MediaTek e reforçam a aposta da marca na fotografia móvel através da colaboração com a conceituada marca Hasselblad. A nova série promete "ultrapassar os limites da fotografia móvel", combinando o sistema Hasselblad Master Camera com o motor de imagem LUMO da OPPO para introduzir novas capacidades de fotografia computacional. O modelo Find X9 Pro destaca-se por incluir uma teleobjetiva de 200 MP, resultado direto da parceria com a Hasselblad.

Ambos os modelos serão capazes de gravar vídeo em 4K a 120 FPS, com suporte para Dolby Vision e formato LOG, destinado a pós-produção profissional. No interior, os dispositivos serão equipados com o mais recente processador topo de gama da MediaTek, o Dimensity 9500, e baterias de silício-carbono de terceira geração, com capacidades de 7025 mAh no Find X9 e 7500 mAh no Find X9 Pro. O design apresenta um acabamento em vidro mate e moldura de alumínio escovado, com ecrãs planos de 6,59 e 6,78 polegadas, respetivamente, e margens reduzidas.

Os novos smartphones virão com o sistema operativo ColorOS 16, baseado no Android 16.

Para assinalar o lançamento, a OPPO anunciou ainda uma colaboração com o Discovery Channel na iniciativa "Every Culture Finds Its Stage", que incentiva a partilha de registos culturais captados com a câmara Hasselblad da série Find X9.