A solução permite que as empresas criem e implementem agentes autónomos para otimizar processos em vendas, serviços e outras áreas, promovendo o que a empresa designa como a nova era das "empresas agênticas".
A visão da Salesforce para a "empresa agêntica" consiste em equipas que operam com o apoio de inteligência artificial 24 horas por dia, onde "os leads de vendas nunca são perdidos, o serviço nunca dorme e cada colaborador tem um parceiro de IA".
A plataforma Agentforce 360 permite às empresas criarem estes agentes usando linguagem natural, num modelo de baixo código (low-code).
Para reforçar a sua oferta, a Salesforce anunciou parcerias estratégicas com a OpenAI e a Anthropic, integrando os modelos GPT-5 e Claude na sua plataforma.
Esta colaboração permitirá aos clientes da Salesforce utilizar o ChatGPT para analisar dados empresariais contextuais e desenvolver agentes de IA especializados para setores regulados, como os serviços financeiros.
No entanto, a adoção destas tecnologias enfrenta desafios.
Um estudo recente do IBM Institute for Business Value revelou que "apenas 33% das iniciativas de IA estão a atingir as metas de retorno sobre o investimento (ROI)", e muitas empresas sentem que a Salesforce está a "entregar mais faturas do que insights". Apesar das dificuldades, a Salesforce avança com a sua visão, defendendo que a sua plataforma ajuda a democratizar o acesso a tecnologias que as empresas não conseguiriam desenvolver internamente.














