A iniciativa surge num contexto em que a empresa intensifica os seus esforços de combate ao cibercrime.

As novas funcionalidades visam alertar os utilizadores para interações potencialmente perigosas.

No Messenger, a aplicação passará a exibir avisos sempre que detetar uma mensagem suspeita, sugerindo que esta seja reencaminhada para a Meta AI para uma análise mais aprofundada.

Além disso, a plataforma irá alertar os utilizadores para não transferirem dinheiro ou vouchers para contactos desconhecidos.

No que diz respeito ao WhatsApp, a Meta introduzirá avisos específicos para videochamadas: caso um utilizador tente partilhar o ecrã com alguém que não esteja na sua lista de contactos, a aplicação exibirá uma notificação, recomendando que tal ação só seja feita com pessoas de confiança. Estas medidas de segurança complementam os esforços proativos da empresa, que revelou ter identificado e desmantelado, desde o início de 2025, quase 8 milhões de contas associadas a centros de fraude localizados em países como Myanmar, Laos, Camboja, Filipinas e Emirados Árabes Unidos. A empresa também tomou medidas contra mais de 21.000 páginas no Facebook que se faziam passar por outras entidades.