Musk, um crítico de longa data da Wikipédia, acusa a plataforma colaborativa de ter um viés ideológico e promete uma alternativa mais neutra.

Numa publicação na rede social X, afirmou que o objetivo da Grok e da Grokipedia "é a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade".

A Grokipedia foi criada com código aberto e está disponível globalmente sem custos.

Ao contrário da Wikipédia, os utilizadores não podem editar diretamente os artigos, mas podem solicitar alterações à IA Grok, que avaliará o pedido.

No entanto, a iniciativa gerou controvérsia, uma vez que foi revelado que muitos dos seus artigos iniciais são adaptações de conteúdos da própria Wikipédia, um facto admitido com a menção à licença Creative Commons em alguns textos. A porta-voz da Fundação Wikimedia, Lauren Dickinson, comentou a situação, afirmando que "até a Grokipedia precisa da Wikipédia para existir" e que esta não é a primeira tentativa de criar uma versão alternativa da enciclopédia. Elon Musk respondeu que a Grokipedia deverá deixar de usar artigos da Wikipédia até ao final de 2025, à medida que o seu próprio conteúdo for gerado e refinado.