A Amazon planeia investir mais de 125 mil milhões de dólares este ano na expansão dos seus centros de dados e na integração de novas tecnologias de IA. Este movimento insere-se numa estratégia mais ampla da OpenAI para diversificar os seus fornecedores de infraestrutura, que já inclui acordos com empresas como Nvidia, AMD e Oracle, enquanto se prepara para uma possível entrada em bolsa que poderá avaliá-la em cerca de um bilião de dólares.
OpenAI e Amazon Celebram Acordo de 38 Mil Milhões de Dólares para Infraestrutura de IA
A OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram um acordo histórico de computação em nuvem no valor de 38 mil milhões de dólares (cerca de 33 mil milhões de euros). Com uma duração de sete anos, esta parceria estratégica permitirá à OpenAI utilizar a vasta infraestrutura da Amazon para reforçar a capacidade de processamento dos seus sistemas de Inteligência Artificial (IA). Este contrato marca um ponto de viragem para ambas as empresas. Para a OpenAI, garante o acesso a uma “capacidade de computação massiva e fiável”, como afirmou o seu CEO, Sam Altman, essencial para treinar modelos de IA cada vez mais complexos e eficientes. A parceria inclui o acesso a centenas de milhares de processadores avançados da Nvidia, alojados nos centros de dados da AWS. Para a Amazon, o acordo representa uma entrada de destaque no ecossistema da OpenAI, até agora fortemente associado à Microsoft, que era o seu fornecedor exclusivo de serviços na nuvem. Matt Garman, diretor executivo da AWS, descreveu o acordo como “uma aliança estratégica que vai acelerar o futuro da IA”.



Artigos
5
O consultor da UNESCO na área da educação mediática, Alexandre Sayad, considera que Portugal tem potencial para avançar na alfabetização mediática, mediante uma integração mais robusta de políticas públicas.

O consultor da UNESCO na área da educação mediática, Alexandre Sayad, admitiu, em entrevista à Lusa, que nenhum país está totalmente preparado para lidar com a desinformação.

Entramos na reta final do bundle de lançamento da Switch 2. A Nintendo confirmou o fim da produção do bundle de lançamento Switch 2 + Mario Kart World, seis meses depois da chegada da sua nova consola. Em abril, quando a empresa japonesa anunciou que a Switch 2 teria um preço de 449,99 dólares e Mario Kart World custaria 80 dólares, …

A T-Systems aponta sete tendências tecnológicas fundamentais que marcarão em 2026 a competitividade e a resiliência das empresas num contexto de tensão geopolítica, maior regulamentação e crescentes ameaças cibernéticas.







