A empresa realizou recentemente o primeiro voo tripulado público no Dubai e já registou mais de 7.000 encomendas a nível global, com as primeiras entregas a clientes previstas para 2026.
O Land Aircraft Carrier distingue-se pelo seu design modular, composto por dois veículos independentes: um módulo terrestre e um módulo aéreo. O veículo terrestre, ou “nave mãe”, é uma carrinha elétrica de três eixos e seis rodas que transporta o módulo aéreo na sua traseira.
Este último é um veículo de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) com capacidade para duas pessoas, equipado com seis rotores.
A transição entre os modos terrestre e aéreo é automatizada, permitindo que o módulo aéreo se desacople e acople de forma autónoma.
O sistema de voo suporta tanto o controlo manual, através de um único joystick, como o modo autónomo, que permite o planeamento de rotas e operações simplificadas.
A produção decorre numa nova fábrica inteligente em Guangzhou, na China, com uma capacidade anual de até 10.000 unidades.
A empresa, que recentemente mudou o seu nome de XPeng Aeroht para Aridge, posiciona o Médio Oriente como o seu primeiro mercado internacional, com as vendas ao público previstas para 2027.
Este avanço representa um dos esforços mais concretos até à data para tornar a mobilidade aérea pessoal uma realidade acessível.











