A tecnologia, designada “Charge as you drive”, foi desenvolvida pela empresa israelita Electreon em parceria com a concessionária Vinci Autoroutes e outras entidades.
O sistema baseia-se em indução dinâmica sem fios, com bobinas de cobre embutidas no asfalto que criam um campo magnético, transferindo energia para os veículos equipados com placas recetoras. Os testes iniciais, realizados em condições reais de trânsito com quatro tipos de veículos (ligeiro de passageiros, comercial, camião e autocarro), demonstraram uma transferência média de potência acima dos 200 kW, com picos superiores a 300 kW, valores que rivalizam com os supercarregadores mais rápidos. Esta inovação é particularmente promissora para o transporte de mercadorias, pois permite reduzir o tamanho e o peso das baterias dos camiões em até 80%, diminuindo custos e o consumo de materiais críticos. O governo francês planeia expandir esta tecnologia, prevendo ter cerca de 9.000 quilómetros de estradas eletrificadas até 2035, num esforço para acelerar a transição energética e reduzir as emissões do setor dos transportes.











