Para assinalar este marco histórico e celebrar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a empresa lançou a campanha "O Seu Nome no Espaço", convidando os portugueses a enviarem simbolicamente os seus nomes para órbita. O projeto prevê o lançamento inicial de quatro satélites, que fazem parte de uma futura constelação de 12 unidades.
Estes primeiros satélites serão batizados com nomes de grandes figuras da literatura portuguesa: Camões, Pessoa, Saramago e Agustina Bessa-Luís, unindo a inovação tecnológica ao património cultural do país.
A constelação estará equipada com tecnologia avançada AIS (Automatic Identification System) e VDES (VHF Data Exchange System), permitindo comunicações bidirecionais, maior largura de banda e melhor monitorização para fins de vigilância, segurança, busca e salvamento, e combate à pesca ilegal.
Ivo Vieira, CEO da LusoSpace, destacou que o projeto é um exemplo do talento da engenharia portuguesa: “Portugal tem talento, tem história e tem visão, e este projeto [...] é um bom exemplo como a engenharia portuguesa é talentosa e consegue levar até ao espaço novos projetos”.
A participação na campanha é gratuita e realizada através das redes sociais da empresa, onde os nomes submetidos serão integrados num ficheiro digital a bordo dos satélites.














