Este fastback, que combina a elegância de um sedan com a versatilidade e a altura ao solo de um SUV, estreia a nova plataforma elétrica de 800 volts da marca, prometendo uma autonomia de até 700 km (WLTP) e carregamentos ultrarrápidos. O ES90 assenta na arquitetura SPA2, partilhada com o EX90, e destaca-se pela sua eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0,25. Estará disponível em três variantes: uma de motor único e tração traseira com 333 cv e 650 km de autonomia, e duas versões Twin Motor de tração integral, com 449 cv ou 680 cv, ambas com uma bateria de 106 kWh e até 700 km de autonomia. A tecnologia de 800 volts permite recuperar cerca de 300 km de autonomia em apenas dez minutos num carregador rápido.
O design exterior mantém a linguagem minimalista escandinava, com uma nova interpretação dos faróis "Martelo de Thor".
O interior é espaçoso, graças a uma distância entre eixos de 3,1 metros, e focado no conforto e na sustentabilidade, utilizando materiais reciclados e madeira de fontes certificadas.
A nível tecnológico, o ES90 integra o sistema de infoentretenimento da Google, conectividade 5G e um conjunto de sensores avançados, incluindo LiDAR, que suportam a Safe Space Technology da Volvo.
Uma novidade é o "Passaporte Digital de Bateria", que utiliza tecnologia blockchain para rastrear a origem das matérias-primas.
Em Portugal, o ES90 está disponível a partir de 72.945 euros para o público em geral.









