A tecnologia, que permite a condução em modo "mãos-livres" em autoestradas autorizadas, estava até agora limitada ao Mustang Mach-E na Europa, mas chegará em breve aos populares Puma, Puma Gen-E (elétrico), Kuga e à pick-up Ranger PHEV (híbrido plug-in). O sistema BlueCruise, aprovado na Europa desde 2023, funciona em mais de 135 mil quilómetros de autoestradas em 16 países europeus, incluindo Portugal, nas chamadas "Zonas Azuis".

A tecnologia baseia-se no cruise control adaptativo inteligente e utiliza uma combinação de radares e câmaras para controlar a direção, aceleração, travagem e o posicionamento do veículo na faixa de rodagem. Para garantir a segurança, o sistema monitoriza continuamente o condutor através de uma câmara interna que verifica o olhar e a posição da cabeça, assegurando que este se mantém atento à estrada, mesmo sem as mãos no volante.

A Ford justifica a expansão com o compromisso de "colocar tecnologia de ponta nas mãos de mais condutores". Torsten Wey, gestor de ADAS da Ford na Europa, afirmou que a equipa de engenharia trabalhou para garantir uma "experiência de condução mãos-livres em autoestrada de qualidade, independentemente do veículo que um cliente escolher". A tecnologia será oferecida através de um modelo de subscrição, cujos preços para os novos modelos ainda não foram anunciados.