Microsoft Inicia Programa de Atualizações de Segurança Pagas (ESU) para o Windows 10
A Microsoft lançou oficialmente o seu programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) para o Windows 10, marcando o início de uma nova fase de suporte pago para o sistema operativo. Com o fim do suporte gratuito em outubro de 2025, os utilizadores que desejem continuar a receber atualizações de segurança terão de aderir a este programa, que garante pelo menos mais um ano de proteção. A primeira atualização paga, identificada como KB5068781, foi disponibilizada como parte do ciclo "Patch Tuesday" de novembro de 2025. O lançamento, no entanto, não foi isento de problemas. A Microsoft viu-se forçada a lançar um patch de emergência (KB5071959) para corrigir uma falha crítica que impedia os utilizadores de se inscreverem no programa ESU, uma vez que o assistente de inscrição falhava. Outra correção abordou um erro em que o Windows Update exibia incorretamente uma mensagem de "fim de suporte" em dispositivos que já estavam registados no programa ESU. O programa ESU tem um custo fixo de 30 dólares por ano, mas a Microsoft oferece alternativas, como a utilização de pontos do Microsoft Rewards. As atualizações de novembro corrigiram um total de 66 vulnerabilidades, incluindo uma falha 'zero-day' que estava a ser ativamente explorada, sublinhando a importância de manter os sistemas protegidos, mesmo após o fim do suporte oficial.



Artigos
6
Em 2026, vai ser possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho. Em declarações à agência Lusa, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço indicou que o eclipse será […] The post Eclipse solar total poderá ser observado em Portugal no próximo ano first appeared on Notícias do Sorraia.

Um foguete comercial de uma empresa sul-coreana despenhou-se na segunda-feira à noite após a descolagem num centro de lançamentos no nordeste brasileiro, anunciou a empresa citada pela imprensa local.

Em 2026 vai ser possível observar em Portugal, no mês de agosto, um eclipse solar total, um fenómeno raro que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, afirmou o astrónomo Rui Jorge Agostinho. Segundo cálculos de Rui Jorge Agostinho, o obscurecimento será de 98,2% no Porto, de 94,5% em Lisboa, de 92,7% […]

Um foguete comercial de uma empresa sul-coreana despenhou-se na segunda-feira à noite após a descolagem num centro de lançamentos no nordeste brasileiro, anunciou a empresa citada pela imprensa local.


