O Nano Banana Pro utiliza o raciocínio avançado do modelo Gemini para gerar imagens mais precisas, podendo recorrer à Pesquisa Google para incorporar dados atuais como a meteorologia ou resultados desportivos.

Uma das áreas de foco foi a melhoria na renderização de texto integrado, permitindo criar texto mais detalhado numa maior variedade de texturas e tipos de letra, com suporte multilingue. Outra melhoria significativa é a consistência visual; o modelo consegue misturar até 14 imagens mantendo a semelhança de até 5 pessoas diferentes.

A ferramenta oferece também controlos criativos avançados, como a edição localizada para refinar partes específicas de uma imagem, ajustar ângulos de câmara, alterar o foco e a iluminação da cena.

Notavelmente, o Nano Banana Pro suporta a criação de imagens em resoluções 2K e 4K, um avanço importante no setor.

O novo modelo já está a ser disponibilizado globalmente na aplicação Gemini, com gerações limitadas para utilizadores gratuitos e um maior número para subscritores dos planos pagos. A sua integração estende-se a outros produtos como o NotebookLM e o Modo IA na Pesquisa, com planos para chegar em breve ao Google Ads, Slides e à API do Gemini.