A nova ferramenta transforma a pesquisa de produtos numa conversa interativa.

O utilizador descreve as suas necessidades e o sistema faz perguntas adicionais para refinar a busca, como o orçamento disponível, as características desejadas ou o destinatário do produto.

Com base nas respostas, o ChatGPT analisa opções na internet e elabora guias de compra personalizados, comparando produtos e apresentando links diretos para os sites dos retalhistas.

A funcionalidade é particularmente eficaz em categorias com muitos detalhes técnicos, como eletrónica, eletrodomésticos, e artigos de casa e jardim.

A tecnologia subjacente é uma versão do modelo GPT-5 mini, especificamente treinada para tarefas de compra, capaz de ler e sintetizar informações de fontes consideradas fiáveis.

A OpenAI salienta que as conversas deste serviço não são partilhadas com os comerciantes e recomenda que os utilizadores confirmem informações como preço e disponibilidade diretamente nos sites, uma vez que estas podem não ser totalmente precisas em tempo real.

A funcionalidade está a ser implementada gratuitamente para todos os utilizadores com sessão iniciada nas versões web e móvel do ChatGPT.