A disputa legal e as alterações nos termos de serviço da plataforma X refletem a complexa situação em torno de uma das marcas mais icónicas da era digital, que Musk tentou abandonar após a aquisição da empresa. A startup, denominada "Operation Bluebird", apresentou uma petição formal ao Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) para solicitar o cancelamento das marcas registadas "Twitter" e "tweet", argumentando que a X Corp.
as abandonou efetivamente após a mudança de nome para X.
Caso a iniciativa seja bem-sucedida, a startup planeia lançar uma nova rede social com o nome Twitter.
Em resposta, a X Corp.
não só avançou com um processo judicial, alegando que a Operation Bluebird está a tentar "roubar descaradamente" as suas marcas, como também atualizou os seus Termos de Serviço para indicar explicitamente que mantém a reivindicação sobre a marca registada "Twitter". Os fundadores da Operation Bluebird, que incluem um antigo consultor jurídico do Twitter, baseiam a sua argumentação numa publicação do próprio Elon Musk em julho de 2023, onde este afirmava que iriam "dizer adeus à marca twitter".
A startup pretende recriar a "magia" da plataforma original e atrair anunciantes que se tornaram reticentes em investir na X devido a preocupações com a moderação de conteúdos.













