O Reddit iniciou uma ação judicial contra o governo australiano, contestando a nova lei que proíbe o acesso de menores de 16 anos a redes sociais. A empresa argumenta que não se enquadra na definição de "rede social" e que a legislação levanta sérias questões de privacidade e liberdade de expressão para todos os utilizadores da internet. A nova lei australiana, que entrou em vigor a 10 de dezembro, exige que as grandes plataformas digitais desativem as contas de utilizadores com menos de 16 anos. Enquanto outras empresas como o TikTok e o X (antigo Twitter) decidiram acatar as novas regras, o Reddit optou por desafiá-las em tribunal, apesar de estar a cumprir a lei de momento.
Numa publicação no fórum RedditSafety, a empresa afirmou acreditar que "há métodos mais eficazes para o governo australiano alcançar o nosso objetivo partilhado de proteger a juventude". O Reddit argumenta que a lei força a implementação de "processos de verificação intrusivos e potencialmente inseguros em adultos e também em menores" e que é "aplicada ao Reddit de forma imprecisa, uma vez que somos um fórum principalmente para adultos e não temos as tradicionais funcionalidades de uma rede social".
A reação do governo australiano foi contundente, com o ministro da Saúde, Mark Butler, a classificar as alegações do Reddit como "uma farsa completa" e a acusar a empresa de querer apenas proteger os seus lucros, comparando a sua tática à da indústria do tabaco.
Em resumoO Reddit está a desafiar legalmente a nova lei australiana que proíbe o acesso de menores a redes sociais, argumentando que a plataforma não se qualifica como tal e que a legislação impõe controlos de verificação de idade intrusivos e problemáticos.