Esta novidade responde à crescente tendência de consumo de vídeos curtos em grupo, num ambiente mais social e relaxado.

A nova aplicação começou a ser testada nos Estados Unidos, estando inicialmente disponível para dispositivos com Amazon Fire TV.

O foco principal é a visualização de Reels, que são agrupados por canais baseados nos interesses do utilizador, como música, desporto ou viagens, facilitando a descoberta de conteúdo num formato otimizado para ecrãs maiores. Segundo Tessa Lyons, vice-presidente de Produto do Instagram, a equipa de desenvolvimento percebeu que os utilizadores já procuravam formas de partilhar e assistir a Reels em conjunto na televisão. A empresa afirmou que "as pessoas gostam de ver reels em conjunto, porque é mais divertido".

Embora a versão atual seja focada em vídeo, a Meta já indicou que tem planos para introduzir mais funcionalidades semelhantes às da versão móvel no futuro, bem como expandir a disponibilidade da aplicação para mais dispositivos e regiões.

Esta aposta estratégica visa competir mais diretamente com plataformas como o YouTube e o TikTok no domínio do entretenimento na sala de estar.