Na 30.ª Cimeira UE-Japão, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, reuniram-se com o Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishiba, para solidificar uma relação que descreveram como "geograficamente separada, mas unida por valores partilhados". António Costa destacou que "o Japão foi o primeiro país da região a concluir uma parceria estratégica e de defesa com a UE, e estamos determinados a aprofundá-la". As áreas de cooperação incluem segurança marítima, cibernética, espacial e indústria de defesa, com von der Leyen a anunciar o primeiro diálogo industrial de defesa entre as duas partes para o próximo ano. Um dos resultados concretos da cimeira foi o lançamento de uma "aliança pela competitividade", que visa reforçar os laços comerciais, melhorar as cadeias de abastecimento e fazer frente comum contra práticas comerciais desleais e atos de coerção económica. A cimeira reafirmou a "veemente condenação" da invasão russa da Ucrânia e expressou "sérias preocupações" com a situação nos mares da China, condenando "qualquer tentativa de alteração unilateral do 'status quo' pela força".
União Europeia e Japão Aprofundam Parceria Estratégica em Defesa e Comércio
A União Europeia e o Japão reforçaram a sua parceria estratégica durante uma cimeira em Tóquio, visando aprofundar a cooperação em matéria de defesa, segurança e comércio. Esta aliança surge como uma resposta às crescentes tensões geopolíticas globais, nomeadamente com a China e os Estados Unidos, posicionando os dois parceiros como defensores de uma ordem internacional baseada em regras.



Artigos
4Mundo
Ver mais
EUA já tinham dito que contam com o apoio do Conselho de Segurança da ONU para um projeto que pretende uma força internacional de estabilização para a Faixa de Gaza, por, pelo menos, dois anos.

Ao longo desta sexta-feira, os chefes de Estado discursarão na plenária principal, seguindo uma ordem previamente estabelecida. O cardeal Pietro Parolin, que chefia a Delegação da Santa Sé deve falar na manhã desta sexta-feira. Leia tudo

Partido de Puigdemont vai vetar todas iniciativas legislativas do Governo no Parlamento.

Alemão de 44 anos condenado a prisão perpétua por assassinar 10 pacientes em tratamento paliativo.




