Os confrontos, que eclodiram na quarta-feira e se intensificaram no segundo dia, envolveram trocas de tiros, granadas e foguetes, causando a morte a pelo menos 16 pessoas, entre civis e militares. A Tailândia respondeu declarando lei marcial nos distritos de Chanthaburi e Trat e evacuando mais de 138.000 civis de quatro províncias fronteiriças para centros de acolhimento. O gatilho imediato para a escalada foi um incidente em que um soldado tailandês perdeu uma perna ao pisar uma mina terrestre, levando Banguecoque a acusar Phnom Penh de violar a Convenção de Otava e a retirar o seu embaixador. A origem do conflito remonta a disputas sobre a delimitação da fronteira, um problema histórico na região. A China já apelou ao diálogo entre as duas nações, que são descritas como "vizinhos amistosos da China" e membros importantes da ASEAN.
Conflito Fronteiriço entre Tailândia e Camboja Escala com Dezenas de Mortos
Uma escalada de violência na fronteira disputada entre a Tailândia e o Camboja resultou em dezenas de mortos, mais de 130.000 civis deslocados e a declaração de lei marcial em oito distritos tailandeses. O conflito, com raízes históricas, ameaça evoluir para uma guerra em grande escala, segundo o primeiro-ministro interino tailandês.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Fujian está equipado com um sistema de catapulta eletromagnética

The Washington Post: justiça acusa Trump de bloquear o pagamento dos apoios sociais, um dano "irreparável". Público revela que há 3 arguidos da Operação Influencer que ainda não foram ouvidos.

Testemunhas disseram à agência de notícias France-Presse (AFP) terem ouvido hoje explosões perto de Cartum, capital do Sudão, controlada pelo exército, um dia após os paramilitares terem anunciado um acordo para uma trégua humanitária.

O Presidente Trump destacou o papel dos Estados Unidos da América para mediar o conflito na Ucrânia. A Ucrânia diz estar envolvida em negociações "positivas" com Washington para compra de mísseis.







