Os confrontos, que eclodiram na quarta-feira e se intensificaram no segundo dia, envolveram trocas de tiros, granadas e foguetes, causando a morte a pelo menos 16 pessoas, entre civis e militares. A Tailândia respondeu declarando lei marcial nos distritos de Chanthaburi e Trat e evacuando mais de 138.000 civis de quatro províncias fronteiriças para centros de acolhimento. O gatilho imediato para a escalada foi um incidente em que um soldado tailandês perdeu uma perna ao pisar uma mina terrestre, levando Banguecoque a acusar Phnom Penh de violar a Convenção de Otava e a retirar o seu embaixador. A origem do conflito remonta a disputas sobre a delimitação da fronteira, um problema histórico na região. A China já apelou ao diálogo entre as duas nações, que são descritas como "vizinhos amistosos da China" e membros importantes da ASEAN.
Conflito Fronteiriço entre Tailândia e Camboja Escala com Dezenas de Mortos
Uma escalada de violência na fronteira disputada entre a Tailândia e o Camboja resultou em dezenas de mortos, mais de 130.000 civis deslocados e a declaração de lei marcial em oito distritos tailandeses. O conflito, com raízes históricas, ameaça evoluir para uma guerra em grande escala, segundo o primeiro-ministro interino tailandês.



Artigos
5
Um comboio de passageiros colidiu este sábado com uma manada de elefantes no nordeste da Índia e matou sete animais, mas sem causar feridos entre os passageiros, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 405 pessoas morreram devido a ataques israelitas na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo acordado em 10 de outubro com o Hamas, segundo o ministério da Saúde controlado pelo grupo islamista radical palestiniano.

A Ucrânia reclamou hoje ter neutralizado 58 dos 86 aparelhos aéreos não tripulados (drones) lançados durante a noite pela Rússia, comunicou a Força Aérea Ucraniana, que registou 26 impactos em diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, substituiu hoje a ministra da Educação e porta-voz do Governo e garantiu ter energia e vontade para concluir a legislatura, um dia depois de uma derrota eleitoral histórica na região da Extremadura.







