Lula da Silva endureceu o discurso, afirmando que a recusa de Trump em dialogar é um "desaforo desrespeitoso com o Brasil e a justiça brasileira". A crise diplomática e comercial foi despoletada pelo anúncio de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros, uma medida que a administração Trump justificou como uma resposta à "perseguição" judicial a Bolsonaro. O ex-presidente brasileiro enfrenta um julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado para anular as eleições de 2022. Recentemente, um juiz do Supremo Tribunal Federal decidiu não decretar a sua prisão preventiva por um incumprimento das medidas cautelares, considerando-a uma "irregularidade isolada". A situação agrava-se com a revelação de que um general reformado admitiu ser o autor de um plano que previa o assassínio de Lula da Silva para manter Bolsonaro no poder. A embaixada dos EUA no Brasil contribuiu para a tensão com uma publicação controversa nas redes sociais, usando uma imagem do filme "E.T." para instar imigrantes em situação irregular a regressarem aos seus países.
Tensão EUA-Brasil Aumenta com Tarifas e Caso Bolsonaro
As relações entre os Estados Unidos e o Brasil deterioraram-se esta semana, com o Presidente Lula da Silva a acusar Donald Trump de não querer negociar as tarifas impostas sobre produtos brasileiros. A tensão é alimentada pelo processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que Trump considera uma "caça às bruxas".



Artigos
5
Um comboio de passageiros colidiu este sábado com uma manada de elefantes no nordeste da Índia e matou sete animais, mas sem causar feridos entre os passageiros, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 405 pessoas morreram devido a ataques israelitas na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo acordado em 10 de outubro com o Hamas, segundo o ministério da Saúde controlado pelo grupo islamista radical palestiniano.

A Ucrânia reclamou hoje ter neutralizado 58 dos 86 aparelhos aéreos não tripulados (drones) lançados durante a noite pela Rússia, comunicou a Força Aérea Ucraniana, que registou 26 impactos em diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, substituiu hoje a ministra da Educação e porta-voz do Governo e garantiu ter energia e vontade para concluir a legislatura, um dia depois de uma derrota eleitoral histórica na região da Extremadura.







