Em resposta, Caracas proibiu o uso de drones em todo o território nacional e mobilizou milhões de milicianos, acusando os EUA de ameaçarem a paz na região. A proibição do uso, compra, venda e importação de drones e aeronaves não tripuladas foi oficializada pelo governo venezuelano por um período de 30 dias, prorrogáveis. A medida, justificada pela necessidade de proteger o país contra "qualquer ameaça interna ou externa", surge na sequência do anúncio de que os Estados Unidos estão a mobilizar 4.000 agentes, principalmente fuzileiros navais, navios e aeronaves para as águas da América Latina e do Caribe para combater cartéis de droga. O presidente Nicolás Maduro anunciou também a ativação de um "plano especial de paz" que envolve a deslocação de 4,5 milhões de milicianos, que compõem a Força Armada Nacional Bolivariana, por todo o país. O Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano condenou as ações dos EUA, afirmando que estas "põem em risco a paz e a estabilidade de toda a região". A diplomacia de Caracas considera que as acusações de Washington sobre o envolvimento da Venezuela no narcotráfico "revelam a sua falta de credibilidade e o fracasso das suas políticas na região". Esta escalada de retórica e de ações militares de ambos os lados agrava um conflito diplomático já longo, com a Venezuela a reforçar a sua postura defensiva perante o que considera ser uma provocação direta dos Estados Unidos.
Tensão no Caribe: Venezuela Responde a Manobras Militares dos EUA com Proibição de Drones e Mobilização de Milícias
A tensão entre a Venezuela e os Estados Unidos aumentou significativamente após Washington ter enviado navios de guerra para o Caribe para operações antinarcotráfico.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Hala Yacoub, 26 anos, é uma jornalista palestiniana cristã de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, e estava a pintar as paredes da casa que está a renovar com o noivo quando soube da morte do seu amigo, Mohamed Salama. Hala estará no Porto (neste sábado), em Braga (terça, dia 11) e em Lisboa (dia 18) para falar sobre a sua experiência.

Bombardeamento atingiu embarcação operada por organização criminosa. Três pessoas morreram. EUA garantem que operações não vão parar.

Cimeira do Clima realiza-se entre 10 e 21 de novembro em Belém, no estado do Pará, Brasil.

Pequim coloca ao serviço o seu terceiro e mais avançado porta-aviões . 'Fujian' consegue lançar uma maior variedade de aeronaves e com maior alcance do que os outros dois porta-aviões existentes no país







