Escalada de Tensão entre Rússia e NATO no Báltico
A tensão entre a Rússia e a NATO aumentou significativamente na última semana, após repetidas incursões de aeronaves russas no espaço aéreo de países membros como a Polónia, Roménia e, mais recentemente, a Estónia, levando a uma resposta firme da Aliança Atlântica e a apelos por um reforço da defesa europeia. O incidente mais grave ocorreu quando três caças russos MiG-31 violaram o espaço aéreo da Estónia durante cerca de 12 minutos, o que levou o governo de Talin a solicitar a ativação do Artigo 4.º do Tratado do Atlântico Norte, que prevê consultas entre aliados perante uma ameaça, e a convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. Este episódio seguiu-se à incursão de cerca de 20 drones russos na Polónia e uma outra na Roménia, ações que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Margus Tsahkna, descreveu como parte de um "padrão de comportamento mais amplo da Rússia, que visa testar a determinação da Europa e da NATO". A resposta da Aliança foi imediata, com caças F-35 italianos a intercetar as aeronaves russas, e o Reino Unido a enviar caças Typhoon para missões de defesa aérea na Polónia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu de forma contundente, garantindo que a UE "defenderá cada centímetro do seu território" e insistindo na necessidade de um "pilar europeu de defesa muito mais forte para garantir a democracia e a prosperidade num mundo mais hostil". A sucessão de provocações russas está a acelerar o debate sobre uma maior autonomia e independência da Europa em matéria de defesa, solidificando a perceção de que as ambições de Moscovo não se limitam à Ucrânia.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Três em cada quatro pessoas deslocadas este ano por conflitos vivem em países com alta exposição a riscos relacionados com o clima, como a Eritreia, Etiópia, Gâmbia, Mali e Senegal, segundo um estudo hoje publicado pela ONU.

Igor Rogov e Irina Rogova são casados e estão agora detidos por colaborarem com os serviços secretos russos. Rogov estava ligado a movimentos de oposição, mas, de acordo com o que é agora explicado, terá entrado já a mando de Moscovo.

Paralisação do Governo federal tem provocado lentidão em 40 dos aeroportos mais movimentados dos EUA e e começa a provocar interrupções mais generalizadas.

Tim Davie e Deborah Turness demitiram-se esta semana após a divulgação de uma edição manipulada do discurso de Trump sobre o ataque ao Capitólio. O episódio foi emitido às vésperas das eleições de 2024.







