A iniciativa, que assinala o primeiro aniversário do Acordo de Defesa da Trinity House, visa fortalecer a segurança da NATO face à crescente assertividade russa. A partir da base aérea de Lossiemouth, na Escócia, aeronaves P-8A Poseidon da Royal Air Force (RAF) britânica e da Marinha Alemã realizarão missões para detetar, seguir e defender contra navios e submarinos hostis.

O ministro da Defesa britânico, John Healey, afirmou que os dois países estão a trabalhar “mais próximos do que nunca para manter os nossos dois países e a Europa em segurança”.

A colaboração estende-se também à cibersegurança, com o desenvolvimento de uma rede segura baseada na nuvem para partilhar dados operacionais em tempo real.

Healey e o seu homólogo alemão, Boris Pistorius, participaram num voo operacional para assinalar a parceria.

O ministro britânico destacou o esforço conjunto: “Juntos, estamos a reforçar a NATO, a aumentar as nossas defesas cibernéticas e a garantir que as nossas forças armadas podem operar lado a lado com facilidade – desde patrulhar os céus da Escócia até caçar submarinos russos no Atlântico Norte”.

A base de Lossiemouth foi recentemente modernizada para acomodar aeronaves de patrulha avançadas, incluindo as da Marinha dos EUA, sublinhando a sua importância estratégica na defesa coletiva da região.