As autoridades lituanas consideram os incidentes uma forma de "agressão híbrida" por parte do regime bielorrusso. Durante três noites consecutivas, o aeroporto de Vilnius suspendeu as operações devido à deteção de balões meteorológicos que, segundo as autoridades, são utilizados para o contrabando de cigarros a partir da Bielorrússia. A Comissão de Segurança Nacional da Lituânia reuniu-se de emergência e decidiu pelo encerramento das passagens fronteiriças, medida que a primeira-ministra Inga Ruginiene admitiu poder prolongar-se por tempo indeterminado, com exceções para diplomatas e cidadãos da UE a regressar. O Ministério do Interior lituano informou que o número de balões de contrabando detetados em 2025 já duplicou face ao ano anterior, sendo responsáveis por 80% do transporte de cigarros ilegais. A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tsikhanouskaya, apoiou a decisão de Vilnius, afirmando que os incidentes são “mais um sinal de que o regime [bielorrusso] está a usar o contrabando de cigarros como uma ferramenta de agressão híbrida contra a Europa”. A tensão na fronteira oriental da NATO aumenta, com a Lituânia a ponderar abater futuros balões que violem o seu espaço aéreo, apesar dos riscos associados à queda de cargas.
Lituânia Encerra Fronteira com Bielorrússia por "Agressão Híbrida" com Balões
A Lituânia encerrou indefinidamente a sua fronteira com a Bielorrússia após repetidas incursões de balões no seu espaço aéreo, que perturbaram o tráfego nos aeroportos de Vilnius e Kaunas.



Artigos
11Mundo
Ver mais
Uma mulher de 32 anos foi morta a tiro em Whitestown, no estado do Indiana, depois de ter entrado por engano numa casa errada.

“A guerra é a continuação da política por outros meios.” — Carl von Clausewitz A guerra é, como lembrava Clausewitz, a continuação da política por outros meios. Porém, a transformação tecnológica emancipa a técnica das limitações humanas e altera o próprio sentido dessa continuação. Já não se trata apenas de inventar novos instrumentos, mas de […] O conteúdo Os Clones da Guerra Futura aparece primeiro em Jornal "O Ericeira".

O ministro do Comércio francês, Serge Papin, recusou hoje quaisquer negociações com o dono da plataforma asiática de comércio eletrónico Shein, depois de aquele empresário o ter solicitado, por escrito.

Foi iniciado um processo para suspender temporariamente a Shien no país, até a plataforma chinesa provar que o seu conteúdo está em conformidade com a lei.





