A duquesa, prima da Rainha Isabel II, era o membro mais velho da família real e ficou conhecida pela sua dedicação à música e ao ensino, tendo abdicado dos deveres reais para seguir a sua paixão.
O Palácio de Buckingham anunciou com "profunda dor" o falecimento de Sua Alteza Real, a Duquesa de Kent, Katharine Worsley, aos 92 anos. A duquesa, que era casada com o Príncipe Eduardo, Duque de Kent e primo da Rainha Isabel II, faleceu no Palácio de Kensington, rodeada pela sua família. Após a morte de Isabel II em 2022, Katharine tornou-se o membro mais velho da família real. A sua vida foi marcada por uma forte ligação à música, que a levou a uma decisão invulgar para um membro da realeza: em 1996, abdicou dos seus deveres reais para se tornar professora de música numa escola primária em Hull, onde lecionou durante mais de uma década. Nascida em Yorkshire, Katharine ingressou na família real em 1961 e distinguiu-se também por, nos anos 90, se ter convertido ao catolicismo, um passo histórico na monarquia britânica.
O comunicado do Palácio realçou a sua "devoção" às organizações que apoiava, a sua "paixão pela música e a sua empatia pelos jovens".
O Rei Carlos III e a Rainha Camilla, juntamente com toda a família real, expressaram o seu pesar.
A bandeira no Palácio de Buckingham foi hasteada a meia-haste em sinal de luto, e os detalhes das cerimónias fúnebres serão anunciados oportunamente.